quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Verbos Defectivos

O que são os verbos defectivos?

Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta. E o que isso quer dizer? Que não se apresentam em todas as formas verbais.

Exemplos:
  • Verbos Impessoais: Representam os fenômenos da Natureza. Aparecem na 3ª pessoa do singular. São eles: Chover, nevar, gear, ventar, trovejar, relampaguear (as formas relampear e relampejar também estão corretas).
  • Verbos que designam vozes de animais: latir, miar, relinchar, zurrar, coaxar, cacarejar. Aparecem na 3ª pessoa do singular e na 3ª pessoa do plural. Nota: em sentido conotativo esses verbos podem deixar de ser defectivos. Isso significa que, somente em sentido figurado, podem ser empregados em qualquer pessoa.

Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=8774

Segundo outra fonte, http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/verbos-defectivos.htm,

Os verbos defectivos possuem conjugação incompleta e um dos motivos é que algumas flexões de um verbo podem se confundir com a de outro, como é o caso do verbos falir e falar. Imaginem esses dois na primeira conjugação do singular: eu "falo"...

Outra questão é que algumas das flexões poderão não soar bem, ter um som desagradável. Vejamos o verbo abolir. Imaginem "eu abulo"... Bizarro, não? Ou talvez ... Demolir: "Não demole isso"; Explodir: "Eu expludo de raiva"... e por aí vai.

Segue aqui uma listinha de verbos que não possuem todas as conjugações:
Abolir, adequar, aturdir, badalar (verbo onomatopaico, ou seja, que caracteriza uma imitação de som, onomatopéia), banir, bramir(que pode ser sinônimo de "rugir" ou significar "retumbar"), brandir, carpir, colorir, demolir, delinqüir, delir, doer, exaurir, esculpir, explodir, extorquir, falir, feder, fulgir (resplandecer), precaver(-se), puir, reaver, retorquir, rugir, ruir e soer (costumar: ter costume de).

Segundo a fonte consultada, esses verbos tem esse estado de verbo defectivo por força da ocasião. Ou seja, podem muito bem passar a ser conjugados em todas as formas, desde que se tornem populares pelo uso. Ser um verbo defectivo não significa que o serão caráter definitivo. A língua é viva e passa sempre por modificações.

De acordo com o site Centraliza.com.br (http://www.centraliza.com.br/ibitinga/dicas_legais/gramatica/verbo.html):

  • Os verbos abolir, banir, colorir e explodir não se conjugam na 1ª pessoa do presente do modo indicativo e em nenhuma pessoa do presente do modo subjuntivo;
  • Os verbos precaver(-se), reaver, falir e remir só se conjugam na 1ª e 2ª pessoas do plural (nós e vós) do presente do modo indicativo e em nenhuma pessoa do presente do modo subjuntivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário