domingo, 6 de fevereiro de 2011

Verbos Transitivos


O verbo transitivo tem esse nome porque precisa de um complemento, pois ele sozinho não forma frase. Exemplo: verbo Comprar. Esse verbo precisa de um complemento, pois quem compra, compra "alguma coisa". Essa "alguma coisa" é o complemento. Os complementos são chamados de objetos, e se dividem em objeto direto e indireto.
Os verbos transitivos se dividem em:
  • Verbos Transitivos Diretos (VTD);
  • Verbos Transitivos Indiretos (VTI);
  • Verbos Transitivos Diretos e Indiretos (VTDI).
Vejamos cada um dos tipos de verbos:

VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS
São os que precisam de um complemento SEM preposição.
Exemplo: Comprar.
João comprou uma caneta.

Note que depois do verbo comprou veio logo "uma caneta", em que "um" é artigo indefinido e "caneta" é substantivo. Não há nenhuma preposição na frase. A caneta é o objeto direto do verbo e por isso o verbo comprar é Verbo Transitivo Direto.


VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS
São os que precisam de complemento COM preposição.
Exemplo: Gostar.
Maria gosta de chocolate.

Note que depois do verbo gostar há a preposição "de". Por isso, o "chocolate" é objeto indireto na frase, e o verbo gostar, "Verbo Transitivo Indireto".


VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO
São os verbos que precisam de complemento SEM preposição ao mesmo tempo que precisam de complemento COM preposição. Ou seja, é a junção dos dois verbos anteriores.
Exemplo: Pedir.
Ana pediu um beijo ao namorado.

Note que quem pede, pede algo a alguém. Um beijo é o objeto direto e "o namorado" é o objeto indireto, porque vem acompanhado da preposição "a"("ao" namorado, junção da preposição "a" com o artigo "o").


Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário