sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"Ao Encontro de" ou "De Encontro a" ?


Duas expressões parecidas mas com sentidos totalmente opostos.

Quando dizemos que vamos "ao encontro de" algo significa que concordamos com as ideias, que vamos na mesma direção. "Ir ao encontro de" significa "ser favorável a".

Exemplo:
Vou ao encontro de meus amigos.

Minhas ações vão ao encontro de meus princípios.

Já a expressão "De encontro a" remete à divergência e significa "contra", "estar em oposição a", "chocar-se com", "discordar".
Exemplo:
Minhas ideias vão de encontro às suas.
O que significa que não concordo com o que você pensa. Minhas ideias chocam-se com as suas.

Também pode ser usada na seguinte frase:
Ele estava caminhando distraído e foi de encontro ao muro. O que significa que ele deu de cara com o muro, chocou-se contra o muro.


Fontes:
http://www.brasilescola.com/gramatica/ao-encontro-ou-encontro-a.htm

http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=7&rv=Gramatica



Nenhum comentário:

Postar um comentário